LANÇAMENTO DA MOEDA SOCIAL CABOCLINHO

Aconteceu nesta segunda-fira, 17/10/2022, o lançamento da Moeda Social Municipal “Caboclinho”, criada pela Lei Municipal 1403 de março de 2022, no município de Iguaba Grande, estado do Rio de Janeiro.

A Moeda Social Caboclinho se insere no Programa Municipal de transferência de renda, que faz parte de uma política da Secretaria da Assistência Social da Prefeitura de Iguaba Grande para complementação de renda de famílias em vulnerabilidade Social.

Inicialmente 2.770 famílias irão receber 120 Caboclinhos mensalmente, equivalente a R$ 120,00 (cento e vinte reais). Pela metodologia das moedas sociais as familiais só poderão utilizar a moeda social Caboclinho para compras na rede credenciada de comércios no município de Iguaba Grande, fortalecendo as economias locais. As compras podem ser feitas por cartão ou uso de aplicativo no smartphone

Para implantação e gestão da moeda social Caboclinho vai ser utilizada a Plataforma E-dinheiro Social, de propriedade do Instituto E-dinheiro Brasil, por onde circulam todas as moedas sociais digitais do Brasil.

A moeda social Caboclinho é a 9ª moeda social criada por leis municipais. Já são mais de 120 mil pessoas no Brasil que recebem benefícios social através de moedas sociais, nos  9 municípios.

No Brasil, existem 152 moedas sociais, em 20 estados e 90 municípios. Destas, 90 já circulam pela plataforma E-dinheiro. A restante funciona no formato de papel.